data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Para evitar aglomerações na semana marcada pela Black Friday, a prefeitura de Santa Maria decidiu ampliar o horário de funcionamento do comércio a partir desta quinta-feira. Até sábado, tanto shoppings quanto lojas de rua vão poder funcionar das 9h às 22h. Já na próxima segunda, os lojistas retornam ao horário normal, com o comércio de rua funcionando das 9h às 19h e os shoppings das 11h às 21h.
A liberação ocorre por meio de uma recomendação, publicada nesta quarta pelo Executivo municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, explica que a decisão foi tomada em conjunto com as entidades representativas do setor empresarial.
- A gente ouviu os lojistas. Vamos fazer esse alargamento em função da certeza de ter movimento e procura nas lojas. A gente se antecipa a um volume de pessoas que, com certeza, estará na rua. Para evitar que as pessoas se concentrem em um horário, decidimos alargar o horário - afirma.
VÍDEO: Santa Maria tem a maior abstenção de votos dos últimos 20 anos
O secretário garante que haverá reforço no transporte coletivo da cidade para atender à demanda tanto da população que vai ir ao comércio quanto dos funcionários das lojas que irão trabalhar até mais tarde.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, comemora a ampliação nos horários, que culminam com o período de promoções da Black Week, campanha promovida pela entidade juntamente com o Sindilojas para incentivar o comércio local.
Até ontem, cerca de 400 lojas tinham aderido ao período de promoções.
Irmãos acusados de triplo homicídio em Restinga Sêca são condenados
- Isso faz com que se previna a aglomeração e que as pessoas tenham mais opções de horário. Toda a flexibilização é bem-vinda porque ela beneficia tanto o cuidando em relação ao coronavírus quanto o cliente e, até mesmo, o trabalhador - relata Marli.
SHOPPINGS
Os shoppings Royal Plaza Shopping e Praça Nova Santa Maria anunciaram que irão seguir os horários autorizados pelo Executivo e funcionarão das 9h às 22h desta quinta-feira até sábado. Já o Monet e o Santa Maria Shopping irão decidir nesta quinta-feira como vão proceder.
Irmãos acusados de triplo homicídio em Restinga Sêca são condenados
O superintendente do Royal, Rui Giffoni, afirma que a decisão da prefeitura em relação ao horário foi correta e é o máximo que se pode fazer na atual conjuntura.
- É o que é viável. Não tinha como fazer uma noite inteira aberta porque nem as lojas têm gente mais para isso e estamos em meio à pandemia - ressalta.